Confira na íntegra algumas matérias publicadas pela Sommos Odontologia
um artigo de Caroline de Carvalho e Eduardo de Carvalho, em 18 de outubro de 2017 para APUSM.
Cuide do seu Siso
Os terceiros molares, dente do juízo ou ainda sisos como são popularmente chamados, são os últimos dentes a erupcionar e normalmente precisam de cuidados especiais para não gerar incômodos posteriores.
É bem comum que os terceiros molares não encontrem o espaço necessário para sua erupção podendo impactar dentes vizinhos, trazendo problemas estruturais, cárie no dente do siso e às vezes nos dentes vizinhos, formação de cistos e tumores ou ainda problemas de saúde em geral.
O ideal é que o procedimento de extração, quando recomendado, ocorra entre os 15 e 20 anos, pois nesta faixa etária, ainda podemos encontrar o dente não totalmente formado. Isso facilita a extração e o pós-operatório se comparado com procedimentos feitos em pessoas com mais de 30 anos.
Não existe contra indicação com relação à extração dos Sisos, no entanto, pacientes que estejam com a saúde comprometida, inflamações ou infecções no local, por exemplo, devem considerar adiar o procedimento. Tudo dependerá do quadro do paciente e da opinião do especialista.
O cirurgião Bucomaxilofacial é o profissional mais habilitado para realizar este tipo de procedimento, tornando a cirurgia mais ágil e de forma segura e os riscos de complicações normalmente são minimizados em virtude deste profissional conhecer bem esta área.
um artigo de Caroline de Carvalho e Eduardo de Carvalho, em 13 de setembro de 2017 para APUSM.
"Lentes de contato dental” e facetas de porcelana.
Você certamente já ouviu falar sobre “Lentes de Contato dental” ou Facetas de Porcelana. Juntamente com o Clareamento Dental, a faceta de porcelana minimamente invasiva é a solução ideal pra quem procura o que existe de mais moderno e estético dentro da odontologia.
Graças à evolução dos materiais e das técnicas aplicadas nos tratamentos estéticos, atualmente a procura pelas “lentes de contato” no país cresceu mais de 300% no último ano. Por isso, hoje se tornou referência em odontologia estética para os pacientes que buscam a sintonia perfeita entre saúde bucal e o sorriso perfeito. Prova disso, é a grande procura por empresários, jornalistas, artistas, personalidades e clientes que se preocupam com a própria imagem e sabem exatamente os resultados expressivos de se ter um belo sorriso.
Esta técnica é ideal para pacientes com espaço entre os dentes, fraturas, má formação do esmalte dentário, dentes tortos, escurecidos que querem melhorar o design do seu sorriso. A duração de qualquer trabalho em porcelana depende muito de como é a vida do paciente. Assim como um carro, a forma como utilizamos nossa boca, reflete diretamente na longevidade das mesmas. Hábitos como fumar, ingestão de ácidos (refrigerantes, suco de limão, etc.) e parafunções (bruxismo) podem diminuir drasticamente a vida útil das facetas de porcelana.
Com relação ao consumo de alimentos e bebidas não há restrição. Já a manutenção é simples e pode ser feita de seis em seis meses.
um artigo de Caroline de Carvalho e Eduardo de Carvalho, em 30 de abril de 2017 para APUSM.
Implantodontia Moderna
A implantodontia é a especialidade da odontologia responsável por reabilitar a perda do elemento dentário através da implantação cirúrgica de um parafuso de titânio no interior do tecido ósseo.
A possibilidade de devolver ao paciente sem dentes as funções mastigatória, fonética e estética, bem como todos os benefícios advindos tanto do ponto de vista fisiológico, como psicológico, faz com que estes pacientes recuperem sua vida social com maior qualidade. A busca por melhores tratamentos e desenvolvimento de novas técnicas e biomateriais é constante na implantodontia e seu sucesso além de ser baseado na literatura mundial está comprovado por mais de 40 anos de atividade clínica.
O processo cirúrgico dos implantes dentários é normalmente simples e de pós-operatório praticamente indolor, com uma taxa de sucesso acima de 95% dos casos.
Atualmente na implantodontia, existem técnicas cirúrgicas conservadoras, sem corte, planejadas virtualmente onde se tem pouco sangramento, conseqüentemente sem a necessidade de pontos e melhor recuperação do paciente.
Por ter atingido um elevado nível de previsibilidade e aliado ao alto grau de exigência dos pacientes, a técnica da carga imediata assumiu um lugar de rotina e grande importância na clínica de implantodontia.
Na técnica de carga imediata não precisa aguardar o tempo de 4 a 6 meses para que o implante osseointegre ao osso, como faz na técnica tradicional, com isto diminuiu-se o tempo para instalar a prótese definitiva e consequentemente o paciente sai da clinica com uma coroa provisória em acrílico sobre o implante. Assim, o paciente pode esperar a cura dos tecidos adjacentes ao dente e o implante com um provisório, para posterior confecção da coroa definitiva em porcelana.
um artigo de Caroline de Carvalho e Eduardo de Carvalho, em 30 de maio de 2017 para APUSM.
Implantes sem corte, sem dor, mas com dentes imediatos
A Implantodontia é a especialidade da odontologia responsável por tratar pacientes com necessidades estéticas e funcionais que perderam desde um dente por trauma, fratura, doenças periodontal ou endodôntica, e, principalmente para amparar aqueles pacientes com múltiplas perdas dentárias. Também conhecidos como inválidos orais, estes, por serem usuários de próteses totais há muitos anos e terem como consequência o colapso das estruturas da face, necessitam de tratamentos mais complexos e prolongados, desde as reconstruções ósseas, passando pela instalação dos implantes, até a reabilitação com a prótese dentária.
Os implantes dentários funcionam como uma raiz dental artificial que irá substituir a raiz do dente perdido. Feito de titânio na forma de parafuso, ele será cirurgicamente instalado pelo implantodontista no osso mandibular ou maxilar do paciente, sob anestesia local. Após a análise cuidadosa do caso e, havendo indicação precisa, pode-se colocar um dente provisório imediatamente depois da instalação do implante, o que conhecemos como “CARGA IMEDIATA”. Caso a carga imediata não seja possível, o paciente aguarda um período de 4 a 6 meses para que possa ocorrer o que chamamos de osteointegração, que é a formação de tecido ósseo no entorno do implante, tornando-o imóvel e estável, pronto para receber as cargas mastigatórias.
Qualquer pessoa pode receber um implante dentário, desde que sejam observados e avaliados alguns critérios de saúde e quantidade óssea, realizados através de exames laboratoriais e tomográficos solicitados pelo implantodontista. Em casos de pacientes jovens é necessário verificar o estágio de crescimento, para definir o melhor momento para receber o implante.
Hoje em dia com o avanço tecnológico das empresas ligadas a implantodontia e da evolução nas técnicas cirurgias, o implantodontista tem a possibilidade de CIRURGIAS GUIADAS. Através de uma tomografia computadorizada da arcada dentária do paciente, o dentista, com a ajuda de um software no computador, realiza a instalação dos implantes virtualmente na arcada do paciente. Após todo esse planejamento minucioso e a aprovação do tratamento junto ao paciente, os arquivos salvos do planejamento são enviados online para a empresa responsável. O guia cirúrgico confeccionado será utilizado na cirurgia de instalação dos implantes exatamente como ele planejou no computador, o que permite que o implantodontista realize a cirurgia SEM NENHUM TIPO DE INCISÃO NA GENGIVA E PONTOS. São feitos apenas pequenos orifícios, por onde o implante irá passar. Além desses benefícios, um maior conforto no pós-operatório do paciente e uma redução em mais da metade do tempo cirúrgico são outras vantagens desta técnica.
Uma análise prévia do paciente precisa ser muito bem feita para que a técnica tenha perfeita indicação e sucesso, sendo o profissional devidamente qualificado e credenciado a um sistema de cirurgia guiada. Com o advento desta técnica, acabou-se encorajando muitas pessoas a dispensarem as próteses móveis, e tornou-se possível o tratamento para os pacientes que tinham medo de se submeterem a uma cirurgia de implante dentário convencional, uma vez que, não há nenhum tipo de corte.
Rua Pinheiro Machado, 2366 - SALA 513 - Centro, Santa Maria - RS, 97050-600 | VITTA Center
Rua Pinheiro Machado, 2366 - SALA 513 - Centro, Santa Maria - RS, 97050-600 | VITTA Center